quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

No passo da cultura... (parte 3)

Então internautas de plantão, hoje vamos falar da nossa terceira semana de intervenção e a finalização com o tema FITAC (Festa Itaguaçuensse das Culturas). As duas etnias que faltavam serem trabalhadas eram portuguesa e alemã/pomerana.
Sendo assim, como foi feito na aula anterior, nós também mostramos vídeos das coreografias. Quando os vídeos de dança portuguesa foram exibidos, eles logo adivinharam, pois era justamente a etnia que a escola estava representando na festa e vários alunos estavam participando do grupo de apresentação. Já a cultura alemã/pomerana eles demoraram um pouco mais para descobrir.
Nessa aula nós tentamos agir um pouco diferente em relação a aula anterior. Primeiro, para que não fosse monótono e segundo, porque queríamos armar uma estratégia para tentar amenizar as frustrações que ficaram da outra aula. Pois, querendo ou não, o professor de Educação Física deve ter sempre uma "carta na manga", saber lidar com imprevistos e mudanças repentinas para prender a atenção de seus alunos.
Assim, nós usamos músicas bem animadas dessas etnias, para prender a atenção deles, porém com passos simples e divertidos.
Como são coreografias que precisavam ser em casais, nós optamos por fazê-los aleatoriamente, para promover uma interação maior entre alunos que não tinham muita proximidade. Alguns alunos até queriam resistir, mas nós conversamos com eles e acabaram cedendo.
Fora isso, a aula transcorreu normalmente e eles se divertiram muito com as danças.
No final da aula, nós deixamos que eles dançassem sozinhos o que ensinamos e, para nossa surpresa, eles se deram muito bem. A memória dos pequenos é ótima e, o mais lindo foi ver alguns alunos ajudando aqueles que estavam com dificuldade.
É isso aí pessoal, coreografias podem ensinar muito os nossos alunos, inclusive no sentimento de ajudar o próximo nas dificuldades.
Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário